NETO, Orlando Da Silva et al.. Ensino de gramática: da regra à prática. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47251>. Acesso em: 23/12/2024 09:31
Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno.