Este artigo versa sobre a formação do alfabetizador do Programa Todos pela Alfabetização, do governo do estado da Bahia. Tem como objetivo principal analisar a formação de educadores que atuam no programa, buscando responder aos seguintes questionamentos: Como são selecionados os alfabetizadores para atuarem no TOPA? Como se constitui a trajetória formativa dos alfabetizadores de jovens e adultos do referido programa? Quais são os aspectos facilitadores e dificultadores, relativos à sua formação, para o desenvolvimento de seu trabalho docente? A metodologia foi embasada em uma pesquisa qualitativa utilizando-se de pesquisa documental, de observação e de entrevistas semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que a formação dos alfabetizadores não é considerada prioritária na seleção e também constatamos que os alfabetizadores necessitam de espaços contínuos de formação para se tornarem de fato professores alfabetizadores, dessa forma poderão atender os princípios políticos, sociais e pedagógicos do programa. Portanto, as práticas de formação contribuem para a constituição de saberes necessários, como também para a identidade do Professor de EJA.