GARCIA, Lucila Ruiz. Que escola queremos? que professor queremos formar?. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48820>. Acesso em: 05/11/2024 01:15
O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado, com referencial teórico marxista, intitulada: “Dicotomia entre teoria e prática? O papel do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática como Componente Curricular na formação inicial docente: Um estudo de Caso no Curso de Pedagogia”. O Estágio Curricular Supervisionado e a Prática como Componente Curricular permeiam há tempos as discussões sobre a formação inicial docente. No entanto, antes que se defina qualquer modelo de Estágio ou como se vai executar a PCC, deve-se ter de refletir sobre qual escola e qual profissional se deseja formar. Trata-se de uma revisão bibliográfica, cujos objetivos são:1) delinear as características da escola que queremos, para que atenda às necessidades sociais e humanas que se apresentam na atualidade; 2) delinear as características principais dos professores que queremos formar para atuar nesta escola, de forma a atender a esta nova demanda existente na escola da atualidade. Conclui-se ao final, respondendo aos objetivos deste artigo, pois atualmente, a escola e os professores precisam atuar de forma crítica e consciente para o desenvolvimento da consciência cidadã dos estudantes e da comunidade escolar, e que o Estágio e a PCC, devem oportunizar este aprendizado durante a formação inicial docente.