Resumo: Mesmo com inúmeras discussões sobre a importância de um ensino de línguas adicionais contextualizado e significativo, podemos encontrar como prática recorrente o ensino focado apenas em estruturas gramaticais. Tendo como base os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo e de língua como sistema complexo de significados e produção para além de estruturas estanques da gramática, temos como objetivo deste trabalho refletir e discutir as implicações do uso de atividades lúdicas no processo de aprendizagem da língua inglesa por um professor de língua inglesa em formação inicial, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estas discussões e reflexões partem de um análise de aulas ministradas em uma turma, com cerca de 20 alunos do terceiro ano do ensino médio regular, em uma escola pública da rede estadual da Paraíba. Podemos perceber que as atividades lúdicas contribuem de forma eficaz para o processo de aprendizagem do inglês, como língua adicional, permitindo que os alunos se envolvam mais nas atividades ministradas em sala de aula e assim, fazendo que o processo de aprendizagem ocorra de maneira mais efetiva.