Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43609
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral utilizar a ferramenta sequência didática (SD) para estimular e promover o ensino de Língua Inglesa (LI) de maneira contextualizada, além de evidenciar as consequências de sua aplicação numa turma da 9º série do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Campina grande-PB. Para isso, elencamos como objetivos específicos: (I) evidenciar no arcabouço teórico deste trabalho definições e características de uma SD; (II) elaborar uma SD para o contexto de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual de CG; (III) Utilizar o gênero textual curriculum vitae como base da SD, com a finalidade de estimular o ensino de LI. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, na qual usamos como corpus de análise produções de dois momentos distintos (inicial e final) de uma SD aplicada no contexto já citado. A análise dos dados nos possibilitou concluir que a SD é uma ferramenta importante e flexível para o ensino de LI, pois leva em consideração o contexto no qual será aplicada. Por fim, os dados referentes à produção inicial evidenciaram que 81 % dos alunos produziram um currículo com no máximo três características . Já os dados da produção final asseveram que 93% obtiveram um significativo desenvolvimento, pois em 79% dessas produções os alunos produziram um currículo com no mínimo quatro características e no máximo cinco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID536_13052018002851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43609
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral utilizar a ferramenta sequência didática (SD) para estimular e promover o ensino de Língua Inglesa (LI) de maneira contextualizada, além de evidenciar as consequências de sua aplicação numa turma da 9º série do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Campina grande-PB. Para isso, elencamos como objetivos específicos: (I) evidenciar no arcabouço teórico deste trabalho definições e características de uma SD; (II) elaborar uma SD para o contexto de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual de CG; (III) Utilizar o gênero textual curriculum vitae como base da SD, com a finalidade de estimular o ensino de LI. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, na qual usamos como corpus de análise produções de dois momentos distintos (inicial e final) de uma SD aplicada no contexto já citado. A análise dos dados nos possibilitou concluir que a SD é uma ferramenta importante e flexível para o ensino de LI, pois leva em consideração o contexto no qual será aplicada. Por fim, os dados referentes à produção inicial evidenciaram que 81 % dos alunos produziram um currículo com no máximo três características . Já os dados da produção final asseveram que 93% obtiveram um significativo desenvolvimento, pois em 79% dessas produções os alunos produziram um currículo com no mínimo quatro características e no máximo cinco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID536_13052018002851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral utilizar a ferramenta sequência didática (SD) para estimular e promover o ensino de Língua Inglesa (LI) de maneira contextualizada, além de evidenciar as consequências de sua aplicação numa turma da 9º série do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Campina grande-PB. Para isso, elencamos como objetivos específicos: (I) evidenciar no arcabouço teórico deste trabalho definições e características de uma SD; (II) elaborar uma SD para o contexto de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual de CG; (III) Utilizar o gênero textual curriculum vitae como base da SD, com a finalidade de estimular o ensino de LI. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, na qual usamos como corpus de análise produções de dois momentos distintos (inicial e final) de uma SD aplicada no contexto já citado. A análise dos dados nos possibilitou concluir que a SD é uma ferramenta importante e flexível para o ensino de LI, pois leva em consideração o contexto no qual será aplicada. Por fim, os dados referentes à produção inicial evidenciaram que 81 % dos alunos produziram um currículo com no máximo três características . Já os dados da produção final asseveram que 93% obtiveram um significativo desenvolvimento, pois em 79% dessas produções os alunos produziram um currículo com no mínimo quatro características e no máximo cinco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.