O objetivo deste trabalho consiste em verificar como ocorre a recepção de poemas e quais os
efeitos dessas leituras em alunos do 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho se justifica pela
importância da literatura para a formação do sujeito, devido a sua função humanizadora e capacidade
de proporcionar no leitor o reconhecimento de si mesmo e do outro através da arte, possibilitando-o
rever suas atitudes e construir valores, em conformidade com a relação dialógica entre o leitor, o
contexto e o autor do texto, na perspectiva do letramento literário. O corpus será composto por textos
selecionados a partir do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993), que sugere o
levantamento e a definição do horizonte de expectativas dos estudantes que participam da pesquisa
para que, a partir desses dados, seja possível desenvolver o material a ser utilizado em sala de aula.
Esta pesquisa está fundamentada teoricamente em Candido (1989), Jauss (1994), Rojo (2012), Cosson
(2016), Bordini e Aguiar (1993), Goldstein (2005), Costa (2010), Oliveira (2003), entre outros.