O presente relato trata da formação do professor por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pois percebeu-se que faz necessário adquirir competências profissionais e conhecimentos fundamentais para o aperfeiçoamento da prática docente. Neste sentido, o referido estudo teve como objetivo proporcionar reflexões acerca da qualificação docente, analisando as práticas dos professores que participaram da formação no período compreendido entre 2014 a 2016. A pertinência de sua realização pressupõe-se que o conhecimento internalizado e as informações articuladas servirão como suporte para o aperfeiçoamento da formação docente. O trabalho tomou-se como referencial teórico, as discussões de Pimenta (2000), Perrenoud (2000), Tardif (2007) e outros autores. Para a efetivação do estudo em questão, constitui-se de encontros de formações, monitoramento, seminários, experiência vivenciada, pesquisas as legislações em vigor, a obtenção das coletas de dados para análise foi feita por meio de relatórios de professores participantes das formações continuadas na rede, e trabalhos teóricos sobre a temática. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que a qualificação do professor é imprescindível, pois o aprimoramento da prática docente assume papel essencial, por ser este um mediador de aprendizagem. Conforme se pode constatar, a prática do professor necessita de inovação constantemente. Portanto, a qualificação do profissional docente possibilita subsídios para o aprimoramento de seu trabalho.