Esta pesquisa é resultado das reflexões acerca das formações continuadas junto aos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica de Pernambuco no I Bimestre de 2018, quando se teve por tema a proposta de pensar o Letramento Literário nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco, relacionando à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No intuito de inserir-se na discussão sobre a relação: formação continuada, documentos oficiais e prática docente, o artigo versa sobre as possibilidades de aproximação desses três elementos, partindo da análise dos documentos e de como as formações continuadas podem servir na articulação de possíveis práticas às concepções propostas. A metodologia utilizada parte de um estudo teórico sobre formação continuada e prática docente, como também da abordagem dada ao Letramento Literário nos dois documentos anteriormente mencionados. Em seguida, foi feita uma análise do material utilizado nas formações, tanto na versão impressa, quanto no documento em ppt., destacando os desafios de aplicabilidade das perspectivas para o ensino de Literatura na conjuntura atual, normatizadas pela BNCC. Os resultados indicaram que apesar de ser um documento novo, a BNCC resgata muitas concepções de documentos anteriores, o que facilita sua assimilação e, consequentemente, aplicabilidade por parte dos professores da educação pernambucana. A pesquisa reforçou ainda, a importância da formação continuada para a apropriação das políticas educacionais em suas diversas dimensões, principalmente no que diz respeito à prática docente.