O processo ensino/aprendizagem de textos literários tem sido crescentemente discutido por especialistas, principalmente pelo fato de que a escolarização da leitura dificilmente cumpre com a função fundamental de fomentar a motivação criativa e crítica sobre os textos. Nessa trilha reflexiva, o presente trabalho tem como objetivo problematizar ideias a respeito do fenômeno da linguagem literária no que diz respeito aos sistemas de leitura, bem como expor alguns procedimentos do letramento literário proposto principalmente por Rildo Cosson. Há um entendimento de que pesa sobre o ensino da leitura um didatismo mecânico que termina blindando outros modos de ler, já que o texto, além de se tornar pretexto para o ensino das regras gramaticais, é apreendido, entre outros métodos positivistas, através da aplicação de preenchimento de fichas de leitura. Dessa forma, realizaremos, sob a luz de algumas referências bibliográficas, uma série de discussões que, sistematicamente, exponham os problemas do exercício e das abordagens de leitura, bem como apresentem alguns caminhos metodológicos para os textos. Com efeito, a nossa discussão pretende contribuir para a ampliação das investigações sobre os modos de leitura e, por conseguinte, pretende motivar e defender um caráter mais plural para o processo de aprendizagem sobre e a partir dos textos.