Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado que nasceu do desejo de se desenvolver uma prática didática alternativa ao ensino de língua materna, com vistas a auxiliar a escola e seus professores a alavancarem o letramento de seus alunos. Partiu-se da hipótese de que o desenvolvimento da escrita por meio de estratégias de gamificação pode ser um caminho viável para a promoção de um ensino de qualidade. Ancorados nos aportes teórico-metodológicos de pesquisadores que se alinham aos Novos Estudos do Letramento, como Terzi (2005), Kleiman (1995), Gee (2005), Street (2003) e Tôrres (2009), a pesquisa teve como objetivo analisar os impactos sociais, linguísticos e afetivos na situação de letramento dos alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública mineira, ao serem expostos a uma proposta de ensino que propunha o desenvolvimento da escrita, por meio do uso de jogos em sala de aula, explicitamente na constituição composicional do texto narrativo. Para tal, propôs-se um programa de ensino semanal, com duração de três meses, em que foram feitas atividades que intercalavam momentos de jogos nos samartphones dos alunos com as aulas sobre a estrutura da narração de contos, focalizando-se os estágios da narrativa, a coesão, coerência e a legibilidade do texto. Ao final da pesquisa, os dados revelaram que o uso de games se mostrou deveras interessante, pois todos os alunos envolvidos apresentaram um avanço bastante significativo na escrita do texto narrativo, o que evidenciou um impacto positivo na aprendizagem.