Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis.