A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43449 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID70_27032018110358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSALINE" "autor_email" => "rosalineraiodesol@yahoo.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43449 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID70_27032018110358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSALINE" "autor_email" => "rosalineraiodesol@yahoo.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }