Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43449
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 70
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID70_27032018110358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSALINE"
    "autor_email" => "rosalineraiodesol@yahoo.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43449
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 70
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID70_27032018110358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSALINE"
    "autor_email" => "rosalineraiodesol@yahoo.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre a construção de materiais didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem com alunos (as) e professor (a). Objetivou-se investigar as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora, foi realizado uma pesquisa exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder: Quais as contribuições do construir materiais didáticos e utilizá-los em sala durante as aulas de Matemática pelos (as) próprios (as) alunos (as) e professora? Foram feitas coleta de informações por meio de base de dados, bibliotecas e utilizou-se um caderno de registro. Os resultados alcançados levam-se a perceber que o ato de ensinar e aprender tornou-se algo mais prazeroso, alunos tinham maior interesse por aprender e também por participar seja na construção do material, seja no momento da exposição o que acarretou em maior autonomia, segurança quanto ao fazer as atividades escritas. O desempenho intelectual e ao mesmo tempo a relação dos alunos com seus colegas tornou-se mais harmoniosa, deu para perceber inclusive na hora do intervalo que a turma estava mais integrada uns com os outros. Saliento também que os alunos que se encontravam com um grau maior de dificuldade a proposta desse tipo de aula acabou distanciando do não saber e o aproximando à aprendizagem. Construir os próprios materiais a serem utilizados em sala para sua própria aprendizagem me parece uma proposta que fomenta a inclusão na construção do saber de todos cada qual com seus respectivos níveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.