Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ABORDAGEM MULTIMODAL: UM OLHAR SOBRE AS CHARGES

Palavra-chaves: CHARGES, MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT - 04. Textos Multimodais e Ensino
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Neste trabalho, busca-se analisar a charge como texto multimodal a partir de considerações situadas no campo dos multiletramentos e da multimodalidade. Além de apontar algumas possibilidades de leituras na sala de aula. Diante disso, situamos as charges na abordagem multimodal como textos orginalmente multimodais. Selecionamos da Internet em diferentes sites cinco charges como também observamos a situação de uma destas charges num determinado livro didático do 1º ano do Ensino Médio; Língua Portuguesa: linguagem e interação dos autores Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Júnior. Todas as charges contemplam a mesma temática, a interferência das tecnologias da informação e da comunicação na vida das pessoas de diferentes extratos sociais. Recorremos à Internet dada a escassez de propostas de atividades envolvendo as charges no livro didático analisado. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfico e para fundamentar nosso trabalho nos ancoramos em Rojo (2012) e Ribeiro (2016) para discutir os conceitos de multiletramentos e multimodalidade, também conceituamos e caracterizamos as charges baseado em Flôres (2002). A partir das análises desenvolvidas corroboramos a pertinência das charges como recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula pela sua constituição através de elementos não verbais que funcionam como protagonistas na construção e produção de sentidos. Ademais, apresentamos brevemente a conjuntura das charges no livro didático utilizado para este trabalho, revelando a pouca atenção dada a este material, sugerindo assim uma discussão mais ampla pautada neste contexto.

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