A humanidade ocidental passa por um profundo processo de questionamento e redefinição de valores, no qual novos modelos de fundamentação e a quebra de paradigmas da ciência tradicional têm aberto diferentes horizontes e perspectivas, suscitando condutas éticas em relação ao meio ambiente e seus recursos, a fim de uma sistematização social mais pluralista e interdisciplinar. A literatura não poderia ficar de fora dessa tomada de consciência, tendo em vista que ela reflete, através da representação, as relações do ser humano com o outro, com a sociedade e com o mundo. Nesse sentido, esse trabalho buscou investigar essa representação conferida pela literatura, com o objetivo de compreender e de refletir sobre o modo como pensamos e agimos em relação ao mundo natural, aos animais e à própria humanidade, através de práticas de leitura e de escrita desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar. Para tanto, foram realizadas atividades cuja proposta concentrou-se em: promover o letramento literário, voltado para o potencial estético das obras selecionadas e, ao mesmo tempo, provocar indagações a respeito da questão ambiental, por meio de uma prática contextualizada, na qual o aluno pudesse se sentir inserido. Esse exercício de leitura e de escrita, embasado nas práticas sociais, foi desenvolvido em uma escola da zona rural, na cidade de Aroeiras- PB e teve como caminho metodológico uma sequência básica, na qual o gênero narrativo e a temática animal se mostraram significativos para a promoção do letramento literário.