DI-VERSIFICANDO NA SALA DE AULA: O CORDEL E A LEITURA PERFORMÁTICA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43512 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 309 "titulo" => "DI-VERSIFICANDO NA SALA DE AULA: O CORDEL E A LEITURA PERFORMÁTICA" "resumo" => "Partindo da perspectiva de recepção e leitura, oralidade e performance − na busca de ampliar as discussões acerca dos paradigmas da leitura literária − nossa proposta pretende relatar experiências na sala de aula com o objetivo de refletir sobre a potencialidade do texto poético-narrativo, mais especificadamente o cordel, como meio para a formação de leitores. Como pressupostos teóricos, tomamos como base as reflexões de Ayala (2011) e Pinheiro (2013) sobre cultura popular e ensino; (Marinho e Pinheiro (2012) sobre o cordel na sala de aula; Pinheiro (2007) sobre poesia na sala de aula; Zumthor (1993) (2007); Oliveira (2010); Kefalás (2017) sobre performance, recepção e leitura e; Tavares (2005) sobre contar histórias em verso. Como métodos nossa pesquisa é de análise qualitativa etnográfica, pois pretende analisar uma proposta de leitura performática na sala de aula com base na experiência de um determinado grupo. Os resultados não são estanques, visto que a pesquisa se encontra em andamento, porém, nossa sugestão será expor algumas de nossas vivências como professores com a literatura popular e o ensino na busca de contribuir na formação dos ouvintes com alternativas metodológicas de leitura de poesia na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, LEITURA ORAL, RECEPÇÃO E PERFORMANCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID309_17042018134210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FRANCISCO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL FRANCISCO" "autor_email" => "danielbssletras@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43512 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 309 "titulo" => "DI-VERSIFICANDO NA SALA DE AULA: O CORDEL E A LEITURA PERFORMÁTICA" "resumo" => "Partindo da perspectiva de recepção e leitura, oralidade e performance − na busca de ampliar as discussões acerca dos paradigmas da leitura literária − nossa proposta pretende relatar experiências na sala de aula com o objetivo de refletir sobre a potencialidade do texto poético-narrativo, mais especificadamente o cordel, como meio para a formação de leitores. Como pressupostos teóricos, tomamos como base as reflexões de Ayala (2011) e Pinheiro (2013) sobre cultura popular e ensino; (Marinho e Pinheiro (2012) sobre o cordel na sala de aula; Pinheiro (2007) sobre poesia na sala de aula; Zumthor (1993) (2007); Oliveira (2010); Kefalás (2017) sobre performance, recepção e leitura e; Tavares (2005) sobre contar histórias em verso. Como métodos nossa pesquisa é de análise qualitativa etnográfica, pois pretende analisar uma proposta de leitura performática na sala de aula com base na experiência de um determinado grupo. Os resultados não são estanques, visto que a pesquisa se encontra em andamento, porém, nossa sugestão será expor algumas de nossas vivências como professores com a literatura popular e o ensino na busca de contribuir na formação dos ouvintes com alternativas metodológicas de leitura de poesia na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, LEITURA ORAL, RECEPÇÃO E PERFORMANCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID309_17042018134210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FRANCISCO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL FRANCISCO" "autor_email" => "danielbssletras@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }