Analisar a prática docente é perceber que ela é constituída pela mobilização de diversos saberes, com os quais o professor deve lidar a fim de que consiga desempenhar sua atividade satisfatoriamente. Um desses saberes é o curricular que se apresenta concretamente sob a forma de programas escolares que os educadores devem aplicar (TARDIF, 2002). Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a compreensão de currículo por parte de professores de língua portuguesa, e como objetivo específico relacionar os estudos de currículo às concepções sobre os saberes curriculares dos professores de língua portuguesa. Para isso, a metodologia abordada segue os pressupostos da pesquisa quanti e qualitativa, com base nas orientações de Silverman (1997). Para a geração de dados, utilizou-se um questionário online, elaborado pelas autoras, aplicado pelo Google Forms. Esse formulário constitui-se de dezessete questões que foram respondidas por seis professores(as) das redes pública e privada de acordo com as suas experiências e formação docente. Os resultados revelam que os(as) professores(as) compreendem o currículo como documento norteador de sua prática e que esse artefato é incorporado ao ambiente escolar como facilitador do processo de ensino.