ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43575 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA" "resumo" => "O paradoxo entre a centralidade da oralidade, enquanto letramento, na constituição de sujeitos e na ressignificação de identidades de dominação/resistência, em sociedades grafocêntricas e em democratização, e o contingente de pessoas com dificuldades em sua apropriação; o tratamento secundarizado da oralidade na escola; e o necessário aprofundamento da concepção sóciointeracionistadiscursiva de oralidade justificam a investigação dos aspectos teórico-metodológicos desta concepção e suas implicações para a mediação pedagógica na escola. Objetivamos identificar os conceitos de oralidade, caracterizando-a; e analisar as implicações pedagógicas para a mediação docente na escola, pela pesquisa qualitativa e exploratória sobre a produção bibliográfica, vinculada ao PET/Pedagogia/UFCG. Constatamos a conceituação e caracterização da oralidade/dos letramentos como marca da condição humana, sistema simbólico, histórico e socialmente produzido e função psicológica superior; como prática social envolvendo gêneros orais, na perspectiva da hibridização entre a oralidade e a escrita; de natureza multiplanar e multisemiótica, cujos aspectos segmentais/ suprasegmentais/prosódicos são estratégias discursivas para a tomada da palavra, captação da audiência, construção de relações sociais e autoafirmação; e como instância de produção subjetiva e de identidades de resistência, condições à sua apropriação. Os dados apontam a oralidade articulada ao letramento e à linguagem em sua dupla dimensão, como sistema e como discurso, evidenciando-a enquanto sistema simbólico e na sua processualidade histórica, ideológica e dialógica. A centralidade da oralidade/orais, enquanto letramento, como objeto de ensino relevante na escola, não como pretexto para a construção de outros saberes, pela educação linguística socialmente relevante, é importante implicação pedagógica desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO, MEDIAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA6_ID597_23052018164442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ROBERTA DA MOTA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviarobertadamotarocha@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43575 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA" "resumo" => "O paradoxo entre a centralidade da oralidade, enquanto letramento, na constituição de sujeitos e na ressignificação de identidades de dominação/resistência, em sociedades grafocêntricas e em democratização, e o contingente de pessoas com dificuldades em sua apropriação; o tratamento secundarizado da oralidade na escola; e o necessário aprofundamento da concepção sóciointeracionistadiscursiva de oralidade justificam a investigação dos aspectos teórico-metodológicos desta concepção e suas implicações para a mediação pedagógica na escola. Objetivamos identificar os conceitos de oralidade, caracterizando-a; e analisar as implicações pedagógicas para a mediação docente na escola, pela pesquisa qualitativa e exploratória sobre a produção bibliográfica, vinculada ao PET/Pedagogia/UFCG. Constatamos a conceituação e caracterização da oralidade/dos letramentos como marca da condição humana, sistema simbólico, histórico e socialmente produzido e função psicológica superior; como prática social envolvendo gêneros orais, na perspectiva da hibridização entre a oralidade e a escrita; de natureza multiplanar e multisemiótica, cujos aspectos segmentais/ suprasegmentais/prosódicos são estratégias discursivas para a tomada da palavra, captação da audiência, construção de relações sociais e autoafirmação; e como instância de produção subjetiva e de identidades de resistência, condições à sua apropriação. Os dados apontam a oralidade articulada ao letramento e à linguagem em sua dupla dimensão, como sistema e como discurso, evidenciando-a enquanto sistema simbólico e na sua processualidade histórica, ideológica e dialógica. A centralidade da oralidade/orais, enquanto letramento, como objeto de ensino relevante na escola, não como pretexto para a construção de outros saberes, pela educação linguística socialmente relevante, é importante implicação pedagógica desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO, MEDIAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA6_ID597_23052018164442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ROBERTA DA MOTA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviarobertadamotarocha@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }