RAMOS, Marta Anaísa Bezerra et al.. O tecer do texto: a gramática em função. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/43624>. Acesso em: 13/11/2024 04:56
Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal, funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000). Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática, com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012) para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto.