Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, TEXTO, ENSINO, FUNCIONALISMO, FUNCIONALISMO Comunicação Oral (CO) GT - 10. Ensino Contextual de Gramática
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43624
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 75
    "titulo" => "O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO"
    "resumo" => """
      Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma\r\n
      diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria\r\n
      dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal,\r\n
      funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de\r\n
      Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000).\r\n
      Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática,\r\n
      com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o\r\n
      texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um\r\n
      dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes\r\n
      (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012)\r\n
      para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação\r\n
      dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, TEXTO, ENSINO, FUNCIONALISMO, FUNCIONALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID75_03082018144905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA ANAÍSA BEZERRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "MARTA ANAÍSA"
    "autor_email" => "martaanaisa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43624
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 75
    "titulo" => "O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO"
    "resumo" => """
      Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma\r\n
      diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria\r\n
      dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal,\r\n
      funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de\r\n
      Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000).\r\n
      Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática,\r\n
      com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o\r\n
      texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um\r\n
      dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes\r\n
      (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012)\r\n
      para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação\r\n
      dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, TEXTO, ENSINO, FUNCIONALISMO, FUNCIONALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID75_03082018144905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA ANAÍSA BEZERRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "MARTA ANAÍSA"
    "autor_email" => "martaanaisa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal, funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000). Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática, com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012) para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.