O respectivo trabalho tem como objetivo principal discutir a sexualidade como elemento inerente ao ser humano e sua relação com o âmbito escolar. Almejando encontrar a partir da discussão, novos caminhos a serem traçados pelos educadores para o ensino de informações que envolvam o estudo da sexualidade na sala de aula nos diferentes níveis de ensino. A discussão é trabalhada na perspectiva de aprofundar o conhecimento dos educadores e da escola em geral acerca das informações que permeiam o ensino de educação sexual nas instituições. Partindo do pressuposto, de que a maioria dos educadores não sabem, ainda, como lidar com este tema na sala de aula, independente do nível de ensino, porém, esta realidade se encontra mais presente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A maioria das instituições, ainda necessitam reformular suas crenças e percepções culturais acerca da criança e o desenvolvimento da sexualidade. Na medida que encontramos cada vez mais, no que diz respeito a essa discussão, profissionais com dificuldade de lidar com determinados temas dentro da sala de aula, seja pela existência de preconceitos ou mesmo por falta de informação e interesse sobre o tema. Portanto, para que haja uma mudança desse quadro, é preciso que os professores reflitam a sua prática de forma contínua, na medida em que se faz necessário reverem os seus conceitos sobre a sexualidade, bem como as possibilidades de seu trabalho dentro da sala de aula, no qual as contribuições tendem a ser tanto para o desenvolvimento profissional do professor quanto para uma aprendizagem significativa por parte dos educandos.