O texto ora intitulado “Estereótipos de masculinidades na música ‘Homem com H’ e seus reflexos na educação” é uma proposta para discutir as formas de masculinidades presentes nas sociedades como uma convenção social e cultural e sua influência na educação. Como objetivo, busca-se analisar a letra da música e sua relação com as convenções socioculturais manifestadas no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica de autores renomados, Documentos Oficiais e a análise da música. A partir das leituras observa-se como é típico nas sociedades os adjetivos empregados aos homens dentro de uma norma sociocultural que imprime marcas nos sujeitos. Isso dificulta a comunicação de gênero e sexualidade no ambiente educacional, uma vez que vários tabus circundam o assunto mesmo que de forma oculta. Os versos da música dialogam com as práticas masculinas em vários espaços. As características heteronormativas cultivadas por várias gerações permanecem nos grupos sociais e isso é expresso nas pesquisas desenvolvidas por estudiosos(as) que buscam a inserção do assunto nas propostas pedagógicas das escolas com o objetivo de ampliar ou inserir o debate no ambiente educativo. Assim, observa-se a necessidade de investir na formação dos(as) profissionais para propiciar uma formação pessoal com uma melhor qualidade de vida, sobretudo social. Perante os estereótipos de masculinidades percebe-se quão expressivos são os preconceitos vivenciados por ser socialmente um homem hetero e ter de demonstrar sempre sua virilidade e potencial masculino diante dos grupos sociais, caracterizando-se, assim um “Homem com H”.