Os Parâmetros Curriculares Nacionais vêm no sentido de que a escola deverá trabalhar expressões da sexualidade de seus alunos de forma clara, porém limitada. Propondo sobre o esclarecimento de dúvidas e curiosidades sobre o tema no espaço escolar, distinguindo o íntimo, daquilo que é pertinente ao convívio social. A curiosidade sobre o corpo do outro, as brincadeiras com colegas, piadas e músicas jocosas sobre a sexualidade, as perguntas e imitações de gestos e atitudes relativos à manifestação da sexualidade adulta estão presentes de forma bastante intensa na rotina da escola. Para que possa atuar com tranquilidade, o educador deve ter consciência do comportamento sexual das crianças-adolescentes de forma a poder orientar adequadamente seus alunos nessa fase. Esse trabalho trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência, desenvolvida em uma sala de aula de uma escola pública municipal, na comunidade denominada “Conjunto”, no município de Olho D´Àgua -PB. O público alvo foi composto por alunos do 5º ano, 12 adolescentes. Os conteúdos abordados nas aulas através de uma sequência didática foram: transformação na puberdade, anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção, métodos anticoncepcionais. Refletiu-se sobre perspectivas acerca das questões de gênero e sexualidade nas aulas de ciências permitindo uma visão além da biológica, discutindo sua transversalidade, contribuindo para o respeito acerca das diferenças, combate à discriminação, preconceitos e violências dentro e fora da escola.