É notável a presença das mulheres enquanto produtoras de saberes e fazeres na nossa cultura. Embora todo o processo de luta para o reconhecimento do protagonismo feminino, ainda temos uma grande lacuna em pesquisas que destaquem e valorize a participação da mulher na construção da nossa sociedade. Com a finalidade de contribuir para o estudo sobre o papel mulheres na formação da nossa sociedade, este trabalho pretende compreender a representação das mulheres no patrimônio histórico cearense a partir de jogos pedagógicos desenvolvidos pelo Instituto da Memória do Povo Cearense - IMOPEC. A instituição criou três jogos pedagógicos a partir de duas oficinas ocorridas nos anos de 2005 e 2006 com a colaboração de 33 professores de diferentes localidades do estado para serem usados como ferramentas didáticas voltadas à Educação Patrimonial. Foram selecionados dois dos três jogos, citados acima, por trazerem na sua literatura temas atrelados ao gênero feminino, que são: Bingo cultural do Ceará e Trilha da Cultura Cearense. Por meio da investigação do material pedagógico contido nas fontes, este estudo analisará o espaço e sentidos atribuídos as figuras femininas presentes nos jogos enquanto patrimônio cultural do Estado. Com o desenvolvimento desta pesquisa, procuramos perceber o espaço destinado a mulher, que tipo de narrativa compõe os textos didáticos bem como a importância atribuída às mulheres na educação patrimonial. Nesse direcionamento, esperamos contribuir para o conhecimento e valorização das mulheres e a contribuição do grupo para a memória e a cultura do povo cearense.