A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar.