Este trabalho teve por objetivo investigar as concepções prévias de educandos de duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de João Pessoa–PB, referentes aos aspectos de etiologia, transmissão, sintomatologia, prevenção e profilaxia das principais parasitoses intestinais. É evidente a necessidade de investigar tal questão, pois as deficiências que os parasitas intestinais causam ao organismo e a mortalidade resultante, justificam sua importância médica e social. Jovens de comunidades desassistidas estão entre os principais acometidos pelas verminoses e uma vez que as doenças parasitárias debilitam e comprometem o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes, percebe-se uma relação entre estas doenças e o baixo rendimento escolar. A pesquisa de caráter quali-quantitativa foi realizada com 59 educandos dos sexos feminino e masculino, variando de 15 a 20 anos de idade. Estes responderam a um questionário semiestruturado com 14 questões objetivas e subjetivas antes de o conteúdo referente à parasitologia humana ter sido ministrado, permitindo a análise das concepções prévias apresentadas pelos educandos antes da instrução formal. Os resultados obtidos chamam a atenção para a necessidade de priorizar os conteúdos acerca da parasitologia e saúde humana e sugere que a escola é um espaço privilegiado que contribui para gerar mudanças significativas no quadro nosológico da sociedade.