Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Palavra-chaves: EVASÃO, CAUSAS DA EVASÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36910
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2813
    "inscrito_id" => 8269
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL"
    "resumo" => "A evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido tema de várias pesquisas acadêmicas que, na sua maioria, busca compreender as causas do aumento do número de alunos que iniciam seus estudos e evadem ainda no primeiro semestre letivo. A compreensão sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o principal objetivo deste estudo. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura sobre o tema para investigar a evasão escolar na EJA, tendo como referência livros e produções acadêmicas encontradas em revistas e sites, buscando fundamentos para compreender as possíveis causas da evasão nessa modalidade de ensino. Através desse estudo foi possível identificar alguns fatores que causam o problema da evasão escolar, tais como: dificuldade em acompanhar os conteúdos estudados, situação financeira para disponibilizar mais tempo aos estudos, condições relacionadas ao trabalho e ao horário das aulas e ainda a insatisfação com as metodologias aplicadas pelos professores. Vale ressaltar que a evasão é um problema de todas as modalidades de ensino, porém na Educação de Jovens e adultos tem se tornado recorrente, por causa de fatores internos e externos, tais como: trabalho, família, fatores institucionais e outros. Observou-se também nas palavras dos autores que a qualidade do ensino, muitas vezes, não corresponde às expectativas de qualificação necessária e esperada pelos alunos para o bom desempenho de determinadas funções, uma vez que a relação entre a teoria aprendida em sala e as técnicas aplicadas por alguns profissionais não correspondem com as áreas de atuação dos alunos da referida modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, CAUSAS DA EVASÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8269_21092017201425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES"
    "autor_email" => "lourdes.barros@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36910
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2813
    "inscrito_id" => 8269
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL"
    "resumo" => "A evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido tema de várias pesquisas acadêmicas que, na sua maioria, busca compreender as causas do aumento do número de alunos que iniciam seus estudos e evadem ainda no primeiro semestre letivo. A compreensão sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o principal objetivo deste estudo. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura sobre o tema para investigar a evasão escolar na EJA, tendo como referência livros e produções acadêmicas encontradas em revistas e sites, buscando fundamentos para compreender as possíveis causas da evasão nessa modalidade de ensino. Através desse estudo foi possível identificar alguns fatores que causam o problema da evasão escolar, tais como: dificuldade em acompanhar os conteúdos estudados, situação financeira para disponibilizar mais tempo aos estudos, condições relacionadas ao trabalho e ao horário das aulas e ainda a insatisfação com as metodologias aplicadas pelos professores. Vale ressaltar que a evasão é um problema de todas as modalidades de ensino, porém na Educação de Jovens e adultos tem se tornado recorrente, por causa de fatores internos e externos, tais como: trabalho, família, fatores institucionais e outros. Observou-se também nas palavras dos autores que a qualidade do ensino, muitas vezes, não corresponde às expectativas de qualificação necessária e esperada pelos alunos para o bom desempenho de determinadas funções, uma vez que a relação entre a teoria aprendida em sala e as técnicas aplicadas por alguns profissionais não correspondem com as áreas de atuação dos alunos da referida modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, CAUSAS DA EVASÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8269_21092017201425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES"
    "autor_email" => "lourdes.barros@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido tema de várias pesquisas acadêmicas que, na sua maioria, busca compreender as causas do aumento do número de alunos que iniciam seus estudos e evadem ainda no primeiro semestre letivo. A compreensão sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o principal objetivo deste estudo. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura sobre o tema para investigar a evasão escolar na EJA, tendo como referência livros e produções acadêmicas encontradas em revistas e sites, buscando fundamentos para compreender as possíveis causas da evasão nessa modalidade de ensino. Através desse estudo foi possível identificar alguns fatores que causam o problema da evasão escolar, tais como: dificuldade em acompanhar os conteúdos estudados, situação financeira para disponibilizar mais tempo aos estudos, condições relacionadas ao trabalho e ao horário das aulas e ainda a insatisfação com as metodologias aplicadas pelos professores. Vale ressaltar que a evasão é um problema de todas as modalidades de ensino, porém na Educação de Jovens e adultos tem se tornado recorrente, por causa de fatores internos e externos, tais como: trabalho, família, fatores institucionais e outros. Observou-se também nas palavras dos autores que a qualidade do ensino, muitas vezes, não corresponde às expectativas de qualificação necessária e esperada pelos alunos para o bom desempenho de determinadas funções, uma vez que a relação entre a teoria aprendida em sala e as técnicas aplicadas por alguns profissionais não correspondem com as áreas de atuação dos alunos da referida modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.