Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERATURA INFANTIL, PRAZER À LEITURA Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38899
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 6328
    "titulo" => "VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERATURA INFANTIL, PRAZER À LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID6328_08092017112217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38899
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 6328
    "titulo" => "VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERATURA INFANTIL, PRAZER À LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID6328_08092017112217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.