EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DOS/AS ESTUDANTES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36913 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 5153 "titulo" => "EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DOS/AS ESTUDANTES" "resumo" => "A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo e teve como objetivo geral compreender quais as principais causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na visão dos/as estudantes dessa modalidade. E como objetivos específicos: analisar como os/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos as causas da sua evasão escolar; analisar como a escola trabalha os dados sobre a evasão escolar dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos; identificar e analisar quais os fatores externos e internos que influenciam na evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta das informações: entrevista semiestruturada e Análise documental. Na Análise de dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa e ao mesmo tempo analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa: seis estudantes que se evadiram do espaço escolar no ano de 2015 uma diretora e uma coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores/as como: Arroyo (2006), Barreto (2006), Brasil (2000), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que: o processo da Educação de Jovens e Adultos não teve seu início agora, mas há muitas décadas atrás buscando melhorias no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino; o processo de evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos pode ser oriundo de fatores externos como: problemas familiares, o trabalho, desmotivação por parte dos/as próprios/as educandos/as e frequentar a igreja no horário das aulas; como fatores internos: foram às aulas cansativas, excesso de atividades chatas e a desmotivação por parte dos/as professores/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, FATORES EXTERNOS E INTERNOS NA EVASÃO NA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5153_05082017212444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janethmari2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36913 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 5153 "titulo" => "EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DOS/AS ESTUDANTES" "resumo" => "A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo e teve como objetivo geral compreender quais as principais causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na visão dos/as estudantes dessa modalidade. E como objetivos específicos: analisar como os/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos as causas da sua evasão escolar; analisar como a escola trabalha os dados sobre a evasão escolar dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos; identificar e analisar quais os fatores externos e internos que influenciam na evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta das informações: entrevista semiestruturada e Análise documental. Na Análise de dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa e ao mesmo tempo analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa: seis estudantes que se evadiram do espaço escolar no ano de 2015 uma diretora e uma coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Cecília Camargo. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores/as como: Arroyo (2006), Barreto (2006), Brasil (2000), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que: o processo da Educação de Jovens e Adultos não teve seu início agora, mas há muitas décadas atrás buscando melhorias no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino; o processo de evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos pode ser oriundo de fatores externos como: problemas familiares, o trabalho, desmotivação por parte dos/as próprios/as educandos/as e frequentar a igreja no horário das aulas; como fatores internos: foram às aulas cansativas, excesso de atividades chatas e a desmotivação por parte dos/as professores/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, FATORES EXTERNOS E INTERNOS NA EVASÃO NA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5153_05082017212444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janethmari2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }