No curso de Ciências Contábeis, percebe-se a importância da abordagem quanto às metodologias utilizadas no ensino de Matemática Financeira. Para tanto o objeto de investigação desse estudo foram 100 alunos do curso de graduação em Ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário da Paraíba (UNIPÊ). O objetivo foi analisar as metodologias e as técnicas de ensino mais utilizadas na disciplina Matemática Financeira. A pesquisa realizou-se através da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário. As variáveis utilizadas foram: perfil do aluno, nível de contribuição e aproveitamento, dificuldades encontradas e variáveis do aprendizado. Constatou-se que a maioria dos alunos é composta por homens com idade entre dezoito e vinte cinco anos. Verificou-se que existem alguns métodos e técnicas que não são aplicadas com tanta frequência pelos docentes, como é o caso das palestras e seminários. Por fim confirma-se o conhecimento dos professores na disciplina, o domínio dos métodos e técnicas de ensino, mesmo que alguns considerem os métodos de ensino ultrapassados, outros acham os cálculos muito complexos, e não estão de acordo com a forma tradicional de avaliação.