Resumo: Os fenômenos fonológicos são muito frequentes na escrita dos alunos e diversos fatores contribuem para que ocorram. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar especificamente o fenômeno da apócope do /r/ em posição de coda silábica de sílaba tônica final de verbos no infinitivo, através, sobretudo, da discussão das razões de esse tipo de apagamento ser reincidente nos textos dos alunos, propondo-se assim, estratégias para o trabalho docente a fim de essa reincidência diminuir na escrita. A investigação foi realizada em textos de 30 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, Ceará. A pesquisa é bibliográfica, de natureza aplicada, objetivo explicativo e caráter quantitativo e qualitativo. A abordagem teórica pautou-se, principalmente, nas contribuições de Bagno (2007), Cagliari (1997), Marcuschi (2001) e Seara; Nunes e Lazzarotto (2011). A atenção dada à apócope mencionada se deve ao apagamento ser tão constante nos textos dos discentes. Para análise do fenômeno, foram considerados os aspectos variação linguística, consciência fonológica e classe gramatical, como contribuintes para a constante ocorrência da apócope em questão. Com base na análise feita, observou-se que o fenômeno estudado ocorreu com maior frequência nos textos de alunos do sexo masculino. Conclui-se que é importantíssimo o papel do professor na tarefa de buscar estratégias para uma ocorrência menor do fenômeno em questão, e também de outros, nos textos escritos dos alunos e destaca-se o quanto é relevante o discente perceber as semelhanças, mas principalmente as diferenças entre fala e escrita.