Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO 7º ANO

Palavra-chaves: INVERTEBRADOS TERRESTRES, ENSINO FUNDAMENTAL, TRABALHO EM GRUPO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No ensino de ciências há a possibilidade de utilizar métodos diferenciados que são importantes para o aprendizado, pois associar teoria à prática de forma lúdica, traz como produto uma experiência enriquecedora tanto para docentes quanto para os discentes. Objetivou-se com este projeto, sensibilizar de maneira lúdica o ensino-aprendizagem dos invertebrados terrestres quanto ao seu reconhecimento e importância na interação homem-ambiente utilizando uma metodologia teórico-prática complementando o assunto abordado em sala de aula. O público-alvo foram 50 alunos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do feminino, do 7° ano (três turmas) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Xavier (EMEF Chico Xavier) localizada no bairro do Bessa, João Pessoa, Paraíba. Inicialmente, trabalhou-se com uma abordagem quali-quantitativa, onde foi aplicado um pré-teste com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos alunos. Foram realizadas intervenções, através de aulas teórico-práticas e atividades lúdicas, como montagem de cartazes com figuras da diversidade animal; desenhos da morfologia e órgãos de uma minhoca através da visualização com lupa de mão e da manipulação da mesma, cruzadinha sobre anelídeos; quiz com o tema dos moluscos e jogo da trilha sobre os artrópodes. Essas atividades foram realizadas de abril a agosto de 2017, com intervenções quinzenais e semanais quando necessário. A partir da análise percebeu-se a necessidade do diálogo com os alunos para que houvesse uma maior relação entre a teoria e a prática. Os alunos trabalharam as atividades propostas em grupo demonstrando um aproveitamento a partir das atividades lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas do PROLICEN. Ao produzirem o que foi solicitado, como a observação das estruturas de uma minhoca viva, os alunos mostraram que tinham entendido o que foi explicado anteriormente. Conclui-se, portanto, que aulas de ciências com recursos diferenciados e momentos lúdicos propiciam uma relação proveitosa entre o ensino-aprendizagem.

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