Este trabalho traz o relato de uma experiência que tem com o objetivo de ampliar a competência linguística dos estudantes das turmas do projeto Hora da Virada (HV) voltados para aqueles com defasagem idade/série. Compartilhamos parte das propostas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual, que integraram no primeiro semestre de 2017 a pesquisa “Educação e Currículo: práticas, políticas e programas no cotidiano da escola. Neste trabalho visamos, sobretudo, aprimorar a leitura e a produção textual através de textos dos gêneros literário e jornalístico. A pesquisa e os trabalhos desenvolvidos como desdobramento desta está sendo realizada em uma escola municipal, que nomeamos de Escola Azul, pertencente à rede educacional da prefeitura de São Gonçalo/RJ. Para o desenvolvimento deste trabalho que tem como horizonte desenvolver, através da produção textual, as diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), assim como, estimular a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno contribuindo para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral. Apoiando-nos na teoria de Koch&Elias (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, formulamos algumas estratégias didáticas para as atividades que visam aprimorar a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos para a produção e uma maior participação dos alunos. Resultando, portanto, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado pelos alunos. Concluímos que, além de ampliar a competência desses estudantes, aprendemos com eles e com essa pesquisa integrando universidade e escola, que não há uma receita mas que é preciso educar, como nos diz Margareth Meed, naquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã.