Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DESSA METODOLOGIA DE ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRAGÉGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino de Ciências é visto por muitos estudantes como uma área de estudo bastante fadigada e que os levam apenas a repetições de conceitos e decorar fórmulas e mais fórmulas sem nenhuma relação com o seu cotidiano. Com foco na Química, pode-se afirmar que é uma disciplina de grande teor de dificuldade, onde vemos que muitos alunos do Ensino Médio possuem grande resistência e vemos que muitos docentes não procuram por onde solucionar a presente situação. Podemos relacionar o fato de muitas vezes as escolas públicas não estarem adaptadas a receberem novas formas de ensino, onde verificamos que ao acontecer isso, o professor passa a ter uma limitação ao preparar e aplicar suas aulas. Deixando de lado as variadas formas de ensino, onde se pode trazer experimentação para a sala de aula e também o uso de tecnologias, como por exemplo os softwares Crocodile Chemistry e PhET Simulações. Considerando o fato de que muitos desses profissionais, não utilizam e nem se importam de buscar melhores formas de ensino para os alunos, fazendo com que a aula seja considerada chata e “desnecessária” na cabeça dos alunos e influenciando os mesmos a não quererem assistir mais as aulas ou garantirem bons resultados durante as avaliações que acontecem no decorrer do ano letivo, sendo considerado um fato intrigante pois cabe a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem buscarem formas diferentes para fazer com que suas aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas, visando um melhor rendimento escolar de todos. Enfatizamos que não se deve utilizar somente tecnologias, mas também outras formas de ensino para melhor auxiliar a compreensão e assimilação dos conhecimentos pelos estudantes, atraindo assim esse público para as aulas de Química utilizando estratégias atrativas e contextualizadas para o ensino de Química.

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