Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38661
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 6381
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE"
    "resumo" => "Os alunos de hoje são diferentes, pois fazem parte da geração que nasceu na era da internet, que têm facilidade para lidar com a tecnologia digital e, por isso, a era tecnológica necessita de um sistema educacional reformulado voltado para esses novos alunos. Assim, a presença das tecnologias digitais recentes na educação deve servir para instigar, fazer o aluno pensar e criar, assumir responsabilidades e novos papéis na busca pela construção do conhecimento. O presente trabalho busca descrever a perspectiva dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem dos conteúdos e aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi efetivada junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no mês de março de 2017. De caráter quantitativo, utiliza-se o método Survey como instrumento de levantamento de dados. Subdividiu-se em: planejamento e ferramentas trabalhadas; coleta de dados (a aplicação de um questionário na sala de aula de cada turma); tabulação e análise de dados (planilha eletrônica). A maior parte dos alunos acessam a internet todos os dias; o local onde mais têm esse acesso à internet é em casa, acessando, em média, mais de seis (6) horas por dia; afirmaram que o uso dessas tecnologias digitais para a aprendizagem dos conteúdos tornariam as aulas mais interessantes.Constatou-se que os alunos estão imersos na cultura midiática e são favoráveis ao uso das TDICs nas aulas; possibilidade de o docente refletir sobre sua formação e métodos pedagógicos para integrá-las em seu planejamento de aula; e a importância de se pensar e discutir, em âmbito educacional, novos métodos de ensino, de forma a atender aos “nativos digitais”, incluindo as TDICs de forma dinâmica no ensino e na aprendizagem, bem como nas aulas de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6381_01092017150205.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYSE MARA ROMUALDO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DEYSE SOARES"
    "autor_email" => "deysemarasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38661
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 6381
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE"
    "resumo" => "Os alunos de hoje são diferentes, pois fazem parte da geração que nasceu na era da internet, que têm facilidade para lidar com a tecnologia digital e, por isso, a era tecnológica necessita de um sistema educacional reformulado voltado para esses novos alunos. Assim, a presença das tecnologias digitais recentes na educação deve servir para instigar, fazer o aluno pensar e criar, assumir responsabilidades e novos papéis na busca pela construção do conhecimento. O presente trabalho busca descrever a perspectiva dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem dos conteúdos e aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi efetivada junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no mês de março de 2017. De caráter quantitativo, utiliza-se o método Survey como instrumento de levantamento de dados. Subdividiu-se em: planejamento e ferramentas trabalhadas; coleta de dados (a aplicação de um questionário na sala de aula de cada turma); tabulação e análise de dados (planilha eletrônica). A maior parte dos alunos acessam a internet todos os dias; o local onde mais têm esse acesso à internet é em casa, acessando, em média, mais de seis (6) horas por dia; afirmaram que o uso dessas tecnologias digitais para a aprendizagem dos conteúdos tornariam as aulas mais interessantes.Constatou-se que os alunos estão imersos na cultura midiática e são favoráveis ao uso das TDICs nas aulas; possibilidade de o docente refletir sobre sua formação e métodos pedagógicos para integrá-las em seu planejamento de aula; e a importância de se pensar e discutir, em âmbito educacional, novos métodos de ensino, de forma a atender aos “nativos digitais”, incluindo as TDICs de forma dinâmica no ensino e na aprendizagem, bem como nas aulas de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6381_01092017150205.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYSE MARA ROMUALDO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DEYSE SOARES"
    "autor_email" => "deysemarasoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os alunos de hoje são diferentes, pois fazem parte da geração que nasceu na era da internet, que têm facilidade para lidar com a tecnologia digital e, por isso, a era tecnológica necessita de um sistema educacional reformulado voltado para esses novos alunos. Assim, a presença das tecnologias digitais recentes na educação deve servir para instigar, fazer o aluno pensar e criar, assumir responsabilidades e novos papéis na busca pela construção do conhecimento. O presente trabalho busca descrever a perspectiva dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem dos conteúdos e aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi efetivada junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no mês de março de 2017. De caráter quantitativo, utiliza-se o método Survey como instrumento de levantamento de dados. Subdividiu-se em: planejamento e ferramentas trabalhadas; coleta de dados (a aplicação de um questionário na sala de aula de cada turma); tabulação e análise de dados (planilha eletrônica). A maior parte dos alunos acessam a internet todos os dias; o local onde mais têm esse acesso à internet é em casa, acessando, em média, mais de seis (6) horas por dia; afirmaram que o uso dessas tecnologias digitais para a aprendizagem dos conteúdos tornariam as aulas mais interessantes.Constatou-se que os alunos estão imersos na cultura midiática e são favoráveis ao uso das TDICs nas aulas; possibilidade de o docente refletir sobre sua formação e métodos pedagógicos para integrá-las em seu planejamento de aula; e a importância de se pensar e discutir, em âmbito educacional, novos métodos de ensino, de forma a atender aos “nativos digitais”, incluindo as TDICs de forma dinâmica no ensino e na aprendizagem, bem como nas aulas de Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.