Os alunos de hoje são diferentes, pois fazem parte da geração que nasceu na era da internet, que têm facilidade para lidar com a tecnologia digital e, por isso, a era tecnológica necessita de um sistema educacional reformulado voltado para esses novos alunos. Assim, a presença das tecnologias digitais recentes na educação deve servir para instigar, fazer o aluno pensar e criar, assumir responsabilidades e novos papéis na busca pela construção do conhecimento. O presente trabalho busca descrever a perspectiva dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na aprendizagem dos conteúdos e aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi efetivada junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no mês de março de 2017. De caráter quantitativo, utiliza-se o método Survey como instrumento de levantamento de dados. Subdividiu-se em: planejamento e ferramentas trabalhadas; coleta de dados (a aplicação de um questionário na sala de aula de cada turma); tabulação e análise de dados (planilha eletrônica). A maior parte dos alunos acessam a internet todos os dias; o local onde mais têm esse acesso à internet é em casa, acessando, em média, mais de seis (6) horas por dia; afirmaram que o uso dessas tecnologias digitais para a aprendizagem dos conteúdos tornariam as aulas mais interessantes.Constatou-se que os alunos estão imersos na cultura midiática e são favoráveis ao uso das TDICs nas aulas; possibilidade de o docente refletir sobre sua formação e métodos pedagógicos para integrá-las em seu planejamento de aula; e a importância de se pensar e discutir, em âmbito educacional, novos métodos de ensino, de forma a atender aos “nativos digitais”, incluindo as TDICs de forma dinâmica no ensino e na aprendizagem, bem como nas aulas de Língua Portuguesa.