O objetivo dessa pesquisa consiste em descrever como as crianças que cursam o Infantil 5 utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto escolar, tendo por base o trabalho desenvolvido em Instituição de Educação Infantil, no semestre 2016.1. Em um cenário de boom tecnológico, em que a integração entre a Docência e as TDICs aparece como uma exigência advinda dos próprios alunos que cotidianamente evidenciam, de diversas formas, a necessidade de que outras práticas didático-metodológicas permeiem os fazeres docentes e discentes, percebe-se a relevância de que sejam observadas as interações destes sujeitos com as TDICs, desde a Educação Infantil, verificando-se a sua validade para o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi realizada com Estudo de Caso, por meio de observação participante de três momentos vivenciados em instituição de Educação Infantil, nos quais as crianças do Infantil 5 utilizaram o tablet. Subdividiu-se a pesquisa em planejamento, coleta e análise de dados. Os três momentos observados foram analisados e comparados, procedendo-se com a triangulação metodológica dos dados. Verificou-se a facilidade com que as crianças utilizaram o equipamento disponibilizado e maior nível de concentração nos aplicativos de produção autoral e nos formados por mais de uma opção de jogo. Percebeu-se ainda a conexão autônoma estabelecida entre os conteúdos estudados e as TDICs.