A utilização das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no contexto educacional de forma adequada e ocasionando um processo de ensino-aprendizagem significativo a todos os envolvidos neste processo se caracteriza como uma temática bastante discutida na academia atualmente, como consequência da popularização destes recursos tecnológicos, utilizados diariamente por crianças, jovens e adultos em suas ações cotidianas, sejam pessoais ou profissionais, simples ou complexas. Concomitantemente, diversas políticas públicas de fomento e qualificação surgiram buscando incentivar os destas novas tecnologias em um contexto educacional, sendo hoje comum a disponibilização de várias ferramentas tecnológicas para os professores e alunos dentro das escolas públicas em diversos níveis de ensino. Contudo, ao longo dos anos, foi-se percebendo que apenas equipar as escolas não atingiu os objetivos iniciais destas ações, e, diante deste cenário, outros desafios surgiram. Nesse sentido, este trabalho, a partir de pesquisa realizada com docentes de diversos níveis de ensino e cidades distintas, aliada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, busca identificar demandas comuns no tocante a este assunto, apontando os principais entraves e dificuldades neste processo através dos relatos das experiências vivenciadas por estes docentes em variados contextos sociais que estão inseridos. Ao final, são sugeridas ações e iniciativas complementares às políticas públicas executadas de incentivo à inserção e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma educacional, que poderiam propiciar um avanço e tornar as TICs, de fato, aliadas no processo de ensino-aprendizagem, integradas ao currículo escolar, ao Projeto Político Pedagógico de forma contextualizada, interdisciplinar e parte natural de um processo de inserção que a sociedade vivencia nas últimas décadas.