Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE AS EXPECTATIVAS CURRICULARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo investigar as expectativas curriculares de estudantes das séries finais dos anos iniciais de uma escola pública da rede municipal de Recife (Pernambuco). O currículo da escola nesta pesquisa foi compreendido a partir de uma perspectiva discursiva do pós-estruturalismo, fazendo reverberar reflexões em torno dos limites do currículo praticado hoje na instituição de ensino escolar. De abordagem qualitativa e de objetivo exploratório, a pesquisa teve a participação de oito estudantes em torno do que desejam aprender na escola. O encontro com as crianças foi vivenciado a partir do desejo desta pesquisa de que as suas expectativas possam contribuir de maneira crítica e reflexiva para o debate em torno do currículo da/na escola. Desta forma, o currículo e torna um catalisador da organização mínima de atividades docentes e pedagógicas na escola, se constituindo como intervenção no âmago da sociedade a partir do olhar de crianças/estudantes. Perguntar a estudantes sobre o que gostariam de aprender na escola, corresponde à expectativa desta pesquisa de fazer pulsar, a partir de suas respostas, uma extrapolação, no nível das enunciações, dos papeis sociais e institucionais legítimos dos quais fazem parte e que se constituem como tradicionais. A expectativa de sujeitos escolares enquanto crítica aos papeis sociais instituídos faz considerar os limites dos papeis que os sujeitos desempenham em suas atividades escolares. As expectativas dos/as estudantes se revelam enquanto críticas ao trabalho docente e pedagógico instituídos como limites das atividades escolares. O artigo é resultado de um exercício inicial de refletir as possibilidades de preenchimento do currículo de forma contingencial como um conceito discursivo a partir das reflexões suscitadas do que dizem estudantes em torno de suas aprendizagens na escola. Consideramos que a ampliação de pesquisas cujo objetivo seja a escuta de estudantes visa conformar uma aproximação com as possibilidades para pensar um currículo contingencial no âmbito da sociedade contemporânea.

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