Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compartilhar algumas das reflexões oriundas de nossa tese de doutorado, entre outras, a importância da formação docente no contexto institucional para os professores dos cursos de Direito, discussão que se faz necessária, uma vez que eles atuam nesta área sem formação didática relacionada à atuação no Magistério Superior. Em nossa pesquisa intitulada O Profissional Docente do Ensino do Direito: o processo de construção de identidade e saberes docentes durante as trajetórias de vida, realizamos uma investigação com os docentes que lecionam nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Faculdade Pública do ABC Paulista. Uma de nossas abordagens foi sobre a formação contínua no local de trabalho, uma vez que a atuação destes profissionais é influenciada fundamentalmente pela prática jurídica, que não é suficiente para um ensino que se deseja significativo. O estudo foi realizado a partir dos pressupostos da dimensão qualitativa, envolvendo análise documental e investigação reflexiva por meio de diversos procedimentos. Para conseguirmos desenvolver estas considerações, buscamos aporte teórico a partir dos autores que abordam as temáticas: Formação Docente na Contemporaneidade, Profissão Docente e Professor do Ensino Superior e problematizamos questões relacionadas a estas. Concluímos que os professores participantes dessa investigação aprenderam a ser docentes e o “estão sendo” nas trajetórias que possibilitaram aquisição de conhecimento e na interação com o estudante e com a instituição em que trabalham, sendo que essa pode contribuir com a construção do processo identitário profissional deles e com sua formação.
Palavras-chave: docência, saberes docentes, formação de professores.