Este trabalho apresenta considerações sobre as possibilidades e desafios da utilização de dispositivos e softwares de dispositivos móveis em processos de ensino e aprendizagem. Discute o uso de dispositivos móveis e do aplicativo App Inventor na perspectivas dos relatórios da UNESCO, das políticas públicas educacionais e de pesquisas brasileiras sobre o tema. A aprendizagem móvel é uma tendência no mundo atual, onde lidamos constantemente com as tecnologias e dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. O App Inventor é um software criado no MIT com o objetivo de ser um recurso acessível a alunos e professores para criação de seus próprios aplicativos, o que torna-os centro do processo educativo na condição de potenciais produtores de conteúdo, o que facilita tanto o ensino quanto a aprendizagem. A aprendizagem móvel possibilita que sejam rompidas as noções de espaço escolar, uma vez que permite que a aprendizagem e o ensino se dêem também fora da sala de aula, de forma articulada e contextualizada com o currículo escolar. Além disso, o uso em sala de aula de dispositivos como tablets e smartphones permite que os alunos pesquisem em sala de aula assuntos que são importantes naquele contexto de aprendizagem, deixando o processo mais dinâmico e interativo. Por seu lado, o professor conta com mais recursos, possibilitados pela tecnologia educacional, para enriquecer a aula, fugindo do modelo expositivo voltando-se ao modelo interativo. O texto refere-se a uma pesquisa em andamento da qual a revisão de literatura aponta para as possibilidades de se utilizar o App Inventor para desenvolvimento de aplicativos educacionais que podem ser utilizados em dispositivos móveis para melhoria dos processo de ensino e aprendizagem.