A matemática é um disciplina na qual muitos alunos do ensino médio apresentam muita dificuldade, devido a diversos motivos: defasagem de aprendizagem em séries anteriores, disciplina vista por muitos como difícil, metodologias pouco diferenciadas para aprendizagem da mesma estão entre os principais fatores que fazem com que a matemática tenha essa fama terrível. Por isso, urge uma necessidade de reverter esse quadro, por meio das mais diversas metodologias que possam tornar a matemática uma disciplina mais agradável ao aluno. No atual panorama que nos encontramos, e diante dos diversos avanços tecnológicos, o uso do computador em sala de aula e dos diversos softwares que temos a disposição se apresentam como uma possível solução para essa problemática. O que se deve esperar de um software educacional é que ele colabore com a realização de aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas, de maneira a envolver os alunos no processo de aprendizagem. Neste trabalho, apresentaremos uma oficina realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, onde, por meio de uma pesquisa qualitativa, foi feito um trabalho de construção de um ciclo trigonométrico no software Geogebra e a resolução de alguns exercícios bem simples, com a tentativa de verificar, como se daria o processo de ensino e aprendizagem deste tema utilizando este software educacional. Além disso, por meio desta oficina, tentamos minimizar as dificuldades que, segundo relatos verbais dos próprios alunos, eles possuíam em trigonometria e também em geometria.