É notável a grande evolução das novas tecnologias que a cada momento vem se transformando e modernizando. Um exemplo disso é os jogos didáticos, que servem como recurso para se trabalhar na sala de aula, tanto no desenvolvimento do aluno, e auxiliando os educadores. Tendo em vista a utilização de softwares livres, como o Gcompris, que tem como objetivo utilizar os jogos enquanto um recurso didático-pedagógico capaz de criar condições favoráveis ao desenvolvimento de capacidades como refletir, planejar e elabora estratégias para resolver um determinado problema, pois as brincadeiras vivenciadas no dia a dia das crianças sempre foi importante para o desenvolvimento intelectual do sujeito e é essencial a utilização dos jogos, brincadeiras no ensino da matemática. É importante que o professor tenha domínio das tecnologias, para assim repassar para seus alunos, pois as tecnologias ajudarão tanto para a aprendizagem do aluno como para facilitar as tarefas extras do professor. Esse trabalho tem base teórica os autores (SMOLE, 2007), (BONILLA, 2005), (KISHIMOTO, 1996), (VALENTE, 2003), (BIAGGIO, 2005), (SANTOS, 2008), (SCHEFFER, 2006). Observa-se que o professor precisa utilizar recursos que transformem suas aulas, deixando mais dinâmicas, motivadoras e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho, é uma proposta para se trabalhar com o jogo Gcompris em sala de aula, pois é um projeto que ainda está em andamento. Pois sabemos a importância da matemática no nosso dia a dia e principalmente nos anos iniciais. Desta maneira as tecnologias vêm para colaborar com o professor, funcionando como suporte, como um recurso a mais para esse processo.