A literatura científica que aborda os estudos das relações de gênero tem revelado o recrudescimento de pesquisas com esse enfoque no campo da educação. Todavia, constata-se, que, na educação infantil, essa produção ainda é tímida. Analisaram-se a prática pedagógicas no contexto de gênero das professoras de uma creche no município de Mamanguape- PB. O referencial teórico está ancorado nos estudos de Scott, Finco, Faria e Louro. Utilizaram-se aspectos da abordagem etnográfica no campo da educação, bem como alguns instrumentos como questionário de perguntas abertas, questionário sociodemográfico e instrumento de diagnóstico nas entrevistas realizadas com quatro professoras. As professoras revelaram concepções conservadoras e heteronormativa das relações de gênero. Suas visões sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade, o uso das cores sugere práticas didático-pedagógicas de gênero bastante heterogêneas entre elas. A formação das professoras da educação infantil se constitui em um problema histórico, sobretudo se considerarmos a inexistência de uma formação continuada a partir das relações de gênero. Portanto, as creches e pré-escolas acabam contribuindo para a reprodução de preconceitos e estigmas culturais, pela falta de trabalho didático-pedagógico orientado para as relações de gênero no ambiente educativo. Esta pesquisa visa a contribuir com a formação de professoras e professores mais reflexivos e para o fortalecimento de uma cultura de paz.