FERREIRA, Daiane. Educação de jovens e adultos e a relação trabalho e educação. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36570>. Acesso em: 02/11/2024 14:27
Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação que apresenta um estudo sobre a relação Trabalho Educação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo de caráter qualitativo está sendo desenvolvido nas Escolas Estaduais de Ensino Médio do Município do Rio Grande com professores (as) da rede que trabalham com a modalidade da EJA como também seus estudantes. A pesquisa tem como objetivo compreender qual é a relevância da relação Trabalho-Educação na constituição dos Educandos/as da Educação de Jovens e Adultos, e em que medida a EJA problematizadora pode se constituir num instrumento de enfrentamento a lógica do mercado de trabalho na rede Estadual de Educação do Município do Rio Grande/Rs? Essa pergunta de pesquisa surgiu das inquietações de como os educadores (as), educandos (as) compreendem sobre a perspectiva de Trabalho e suas implicações na EJA. Esse estudo dialoga com o horizonte da Educação Popular, com o histórico da legislação a cerca da Educação de Jovens e Adultos, com o viés da pesquisa social qualitativa. Deste modo, buscamos dialogar sobre a história e caminhada da EJA até a atualidade, como também as implicações que o sistema capitalista produz na educação em seu âmbito geral e principalmente na EJA como modalidade de formação principalmente para as classes populares deste país. Dialogamos num viés da educação popular, pois acreditamos na formação do sujeito respeitando e valorizando seu conhecimento de mundo, suas caminhadas e suas aprendizagens ao longo da vida, e também, buscando romper com a lógica desigual fomentada pelo sistema econômico vigente.