O emprego dos livros didáticos nas aulas de espanhol é uma prática muito comum adotada por alguns docentes por ser critério especifico da sua própria aula. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar como está sendo aplicada a gramática nos livros didáticos de língua espanhola do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano da coleção CERCANÍA (COIMBRA; CHAVES; ALBA, produzido pela Editora SM, 1ª edição, 2012.), que foi aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Será feito uma analise no livro didático focando como o livro aborda a utilização dos verbos e se ocorre de maneira tão convencional, em outras palavras, apenas explicando as conjugações verbais sem fazer nenhuma relação. Ou se o livro foca o ensino do verbo fazendo com que os discentes possam fazer associações, onde e em quais situações podem empregar os verbos estudados. O trabalho está inserido no campo de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo em vista que, se aprimorou de autores e além do direcionamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNs). O referencial teórico está baseado em autores como Freire (1996), Gil (1999) que enfatizam a necessidade de unir as teorias estudadas com as práticas observadas através nos livros didáticos. No entanto foi ressaltando que o livro didático é apenas um material que serve de apoio para o docente, e não um meio fundamental para o processo de ensino aprendizagem e cabe ao professor utilizar outros meios em sua pratica de ensino.