UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA ESPANHOLA COM ÊNFASE NA GRAMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38793 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA ESPANHOLA COM ÊNFASE NA GRAMÁTICA" "resumo" => "O emprego dos livros didáticos nas aulas de espanhol é uma prática muito comum adotada por alguns docentes por ser critério especifico da sua própria aula. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar como está sendo aplicada a gramática nos livros didáticos de língua espanhola do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano da coleção CERCANÍA (COIMBRA; CHAVES; ALBA, produzido pela Editora SM, 1ª edição, 2012.), que foi aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Será feito uma analise no livro didático focando como o livro aborda a utilização dos verbos e se ocorre de maneira tão convencional, em outras palavras, apenas explicando as conjugações verbais sem fazer nenhuma relação. Ou se o livro foca o ensino do verbo fazendo com que os discentes possam fazer associações, onde e em quais situações podem empregar os verbos estudados. O trabalho está inserido no campo de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo em vista que, se aprimorou de autores e além do direcionamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNs). O referencial teórico está baseado em autores como Freire (1996), Gil (1999) que enfatizam a necessidade de unir as teorias estudadas com as práticas observadas através nos livros didáticos. No entanto foi ressaltando que o livro didático é apenas um material que serve de apoio para o docente, e não um meio fundamental para o processo de ensino aprendizagem e cabe ao professor utilizar outros meios em sua pratica de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, VERBOS, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID924_16102017232246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SIVA" "autor_nome_curto" => "KARLA FERNANDA" "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38793 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA ESPANHOLA COM ÊNFASE NA GRAMÁTICA" "resumo" => "O emprego dos livros didáticos nas aulas de espanhol é uma prática muito comum adotada por alguns docentes por ser critério especifico da sua própria aula. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar como está sendo aplicada a gramática nos livros didáticos de língua espanhola do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano da coleção CERCANÍA (COIMBRA; CHAVES; ALBA, produzido pela Editora SM, 1ª edição, 2012.), que foi aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Será feito uma analise no livro didático focando como o livro aborda a utilização dos verbos e se ocorre de maneira tão convencional, em outras palavras, apenas explicando as conjugações verbais sem fazer nenhuma relação. Ou se o livro foca o ensino do verbo fazendo com que os discentes possam fazer associações, onde e em quais situações podem empregar os verbos estudados. O trabalho está inserido no campo de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo em vista que, se aprimorou de autores e além do direcionamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNs). O referencial teórico está baseado em autores como Freire (1996), Gil (1999) que enfatizam a necessidade de unir as teorias estudadas com as práticas observadas através nos livros didáticos. No entanto foi ressaltando que o livro didático é apenas um material que serve de apoio para o docente, e não um meio fundamental para o processo de ensino aprendizagem e cabe ao professor utilizar outros meios em sua pratica de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, VERBOS, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID924_16102017232246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SIVA" "autor_nome_curto" => "KARLA FERNANDA" "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }