Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO FOMENTO À MOTIVAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ROBÓTICA EDUCACIONAL, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38584
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2853
    "inscrito_id" => 8638
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO FOMENTO À MOTIVAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a importância da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade no Ensino Médio. Foi analisado neste relato como os professores podem lidar com os ensinos de História, Linguagens e Códigos, e Biologia com o auxílio inovador e instigante da Robótica Educacional. A aula realizou-se no laboratório de ensino de ciências - LEC do Colégio Jenny Gomes, em turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno da manhã, na cidade de Fortaleza - CE.   O módulo de automação utilizado na aula contou com os seguintes materiais: sensores de luz, peças mecânicas, circuitos programáveis Modelix Robotics, caixa acústica e réplicas de crânios de diferentes espécies de hominídeos. A aula abordou temas como a Robótica Educacional e suas potencialidades como coadjuvante de caráter interdisciplinar, agregada á conteúdos da grade curricular. Os alunos participaram acessando os crânios através de sensores instalados em cada uma das réplicas, dando início a interface aluno – máquina. O processo inicial apresenta uma breve introdução “falada” em linguagem acadêmica do conteúdo, e logo em seguida exibe rotinas inseridas no algoritmo que traçam os vetores de acesso aos sistema. A partir daí, o sistema é autônomo e dissertará sobre a referente espécie selecionada pelo aluno. O software de voz utilizado foi o simulador de voz Heloísa digital, agregado ao software Modelix System Pro.  Os alunos do 1º ano do ensino médio puderam participar ativamente de uma aula mais dinâmica, inovadora, tecnológica e inesperada por eles naquele contexto. Os outros professores que acompanharam o desenvolver do planejamento desta aula viram a possibilidade de unir a tecnologia ao ensino e inovar em suas práticas em sala de aula, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação do uso das tecnologias. Essa aula diferente proporcionou uma ação docente mais investigativa e criativa, gerando uma satisfação mútua dos envolvidos não só pela utilização de tecnologias na mesma, mas também pelo quesito interdisciplinaridade e interação, que foram cruciais para o presente relato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ROBÓTICA EDUCACIONAL, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8638_24092017132230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISIS BENEVIDES MAIA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ISIS BENEVIDES"
    "autor_email" => "isisbenevides@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38584
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2853
    "inscrito_id" => 8638
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO FOMENTO À MOTIVAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a importância da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade no Ensino Médio. Foi analisado neste relato como os professores podem lidar com os ensinos de História, Linguagens e Códigos, e Biologia com o auxílio inovador e instigante da Robótica Educacional. A aula realizou-se no laboratório de ensino de ciências - LEC do Colégio Jenny Gomes, em turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno da manhã, na cidade de Fortaleza - CE.   O módulo de automação utilizado na aula contou com os seguintes materiais: sensores de luz, peças mecânicas, circuitos programáveis Modelix Robotics, caixa acústica e réplicas de crânios de diferentes espécies de hominídeos. A aula abordou temas como a Robótica Educacional e suas potencialidades como coadjuvante de caráter interdisciplinar, agregada á conteúdos da grade curricular. Os alunos participaram acessando os crânios através de sensores instalados em cada uma das réplicas, dando início a interface aluno – máquina. O processo inicial apresenta uma breve introdução “falada” em linguagem acadêmica do conteúdo, e logo em seguida exibe rotinas inseridas no algoritmo que traçam os vetores de acesso aos sistema. A partir daí, o sistema é autônomo e dissertará sobre a referente espécie selecionada pelo aluno. O software de voz utilizado foi o simulador de voz Heloísa digital, agregado ao software Modelix System Pro.  Os alunos do 1º ano do ensino médio puderam participar ativamente de uma aula mais dinâmica, inovadora, tecnológica e inesperada por eles naquele contexto. Os outros professores que acompanharam o desenvolver do planejamento desta aula viram a possibilidade de unir a tecnologia ao ensino e inovar em suas práticas em sala de aula, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação do uso das tecnologias. Essa aula diferente proporcionou uma ação docente mais investigativa e criativa, gerando uma satisfação mútua dos envolvidos não só pela utilização de tecnologias na mesma, mas também pelo quesito interdisciplinaridade e interação, que foram cruciais para o presente relato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ROBÓTICA EDUCACIONAL, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8638_24092017132230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISIS BENEVIDES MAIA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ISIS BENEVIDES"
    "autor_email" => "isisbenevides@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a importância da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade no Ensino Médio. Foi analisado neste relato como os professores podem lidar com os ensinos de História, Linguagens e Códigos, e Biologia com o auxílio inovador e instigante da Robótica Educacional. A aula realizou-se no laboratório de ensino de ciências - LEC do Colégio Jenny Gomes, em turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno da manhã, na cidade de Fortaleza - CE. O módulo de automação utilizado na aula contou com os seguintes materiais: sensores de luz, peças mecânicas, circuitos programáveis Modelix Robotics, caixa acústica e réplicas de crânios de diferentes espécies de hominídeos. A aula abordou temas como a Robótica Educacional e suas potencialidades como coadjuvante de caráter interdisciplinar, agregada á conteúdos da grade curricular. Os alunos participaram acessando os crânios através de sensores instalados em cada uma das réplicas, dando início a interface aluno – máquina. O processo inicial apresenta uma breve introdução “falada” em linguagem acadêmica do conteúdo, e logo em seguida exibe rotinas inseridas no algoritmo que traçam os vetores de acesso aos sistema. A partir daí, o sistema é autônomo e dissertará sobre a referente espécie selecionada pelo aluno. O software de voz utilizado foi o simulador de voz Heloísa digital, agregado ao software Modelix System Pro. Os alunos do 1º ano do ensino médio puderam participar ativamente de uma aula mais dinâmica, inovadora, tecnológica e inesperada por eles naquele contexto. Os outros professores que acompanharam o desenvolver do planejamento desta aula viram a possibilidade de unir a tecnologia ao ensino e inovar em suas práticas em sala de aula, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação do uso das tecnologias. Essa aula diferente proporcionou uma ação docente mais investigativa e criativa, gerando uma satisfação mútua dos envolvidos não só pela utilização de tecnologias na mesma, mas também pelo quesito interdisciplinaridade e interação, que foram cruciais para o presente relato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.