O direito ambiental é fundamentado por princípios que são a base de sustentação para que se possa promover um meio ambiente sadio e equilibrado. Considerando o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental do homem, esta pesquisa foi desenvolvida na UIM – Unidade Integrada Municipal Taboca Matão da rede municipal de ensino de Aldeias Altas - MA, no período de Agosto de 2014 a Julho de 2015, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e de campo de cunho qualitativa. Foi feito várias pesquisas através da consulta de, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, para fundamentação do objeto de estudo, além de entrevista com a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas aos sujeitos da pesquisa que foram os alunos do 5º ano. A análise e interpretação dos dados foram baseadas em entrevistas semi estruturadas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Com este trabalho, foi possível conhecer a realidade específica dos alunos da escola Taboca Matão. Os resultados obtidos poderão contribuir para definir ações preventivas e corretivas para professores e alunos referentes ao conhecimento ambiental e gerar ações concretas que beneficiem toda a população local. Desta forma, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para uma melhor compreensão da inter-relação homem-aluno-ambiente, levando em conta suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.