Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEZ ANOS DA PESQUISA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – 2007 A 2017

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PESQUISA ACADÊMICA, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36436
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3289
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "DEZ ANOS DA PESQUISA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – 2007 A 2017"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta parte da pesquisa realizada com as 39 dissertações de mestrado na linha de Educação Geográfica, defendidas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba de 2007 até 2017. Para esse estudo optamos pela pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, as quais as investigações podem enfatizar o passado próximo ou remoto, em que se registram e narram fatos ou circunstâncias e as articulações entre eles, buscando explicações para os mesmos, podendo se referir a um indivíduo, um grupo, um movimento, uma ideia ou uma instituição. O estudo apresenta os seguintes objetivos: conhecer a trajetória da pesquisa realizada no PPGG/UFPB. Este estudo tem como parâmetros: destacar as temáticas das pesquisas; identificar as orientações teórico-metodológicas; as áreas de abrangência geográfica dos estudos e as modalidades de ensino estudadas.  Para os estudos das temáticas, realizou-se um recorte transversal dos trabalhos como uma alternativa de classificação, considerando os temas e suas articulações. Para esta apresentação definimos duas colunas, a vertical e a coluna horizontal. Evidente que essa organização reflete o meu olhar sobre as pesquisas. Assim, na coluna horizontal, definimos três temas gerais: A - Livros e materiais didáticos, B - Currículo e políticas educacionais; e C - Práticas docentes e educativas; na coluna vertical, cinco temas, como: 1 - História da Educação e da Geografia Escolar; 2 - Conceitos e temas para o ensino, 3 - Linguagens cartografia escolar e geotecnologias, 4 - Metodologias para o ensino, avaliação e formação de professores, 5 - Inclusão-exclusão: étnico-raciais/gênero/trabalho. Este estudo nos permitiu conhecer o movimento e a trajetória da pesquisa em Educação Geográfica, possibilitando reflexões sobre suas tendências, permitindo traçar futuras políticas para o PPGG/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PESQUISA ACADÊMICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID9317_10102017112933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "antoniocarlospinheiro@uol"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36436
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3289
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "DEZ ANOS DA PESQUISA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – 2007 A 2017"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta parte da pesquisa realizada com as 39 dissertações de mestrado na linha de Educação Geográfica, defendidas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba de 2007 até 2017. Para esse estudo optamos pela pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, as quais as investigações podem enfatizar o passado próximo ou remoto, em que se registram e narram fatos ou circunstâncias e as articulações entre eles, buscando explicações para os mesmos, podendo se referir a um indivíduo, um grupo, um movimento, uma ideia ou uma instituição. O estudo apresenta os seguintes objetivos: conhecer a trajetória da pesquisa realizada no PPGG/UFPB. Este estudo tem como parâmetros: destacar as temáticas das pesquisas; identificar as orientações teórico-metodológicas; as áreas de abrangência geográfica dos estudos e as modalidades de ensino estudadas.  Para os estudos das temáticas, realizou-se um recorte transversal dos trabalhos como uma alternativa de classificação, considerando os temas e suas articulações. Para esta apresentação definimos duas colunas, a vertical e a coluna horizontal. Evidente que essa organização reflete o meu olhar sobre as pesquisas. Assim, na coluna horizontal, definimos três temas gerais: A - Livros e materiais didáticos, B - Currículo e políticas educacionais; e C - Práticas docentes e educativas; na coluna vertical, cinco temas, como: 1 - História da Educação e da Geografia Escolar; 2 - Conceitos e temas para o ensino, 3 - Linguagens cartografia escolar e geotecnologias, 4 - Metodologias para o ensino, avaliação e formação de professores, 5 - Inclusão-exclusão: étnico-raciais/gênero/trabalho. Este estudo nos permitiu conhecer o movimento e a trajetória da pesquisa em Educação Geográfica, possibilitando reflexões sobre suas tendências, permitindo traçar futuras políticas para o PPGG/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PESQUISA ACADÊMICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID9317_10102017112933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "antoniocarlospinheiro@uol"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta parte da pesquisa realizada com as 39 dissertações de mestrado na linha de Educação Geográfica, defendidas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba de 2007 até 2017. Para esse estudo optamos pela pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, as quais as investigações podem enfatizar o passado próximo ou remoto, em que se registram e narram fatos ou circunstâncias e as articulações entre eles, buscando explicações para os mesmos, podendo se referir a um indivíduo, um grupo, um movimento, uma ideia ou uma instituição. O estudo apresenta os seguintes objetivos: conhecer a trajetória da pesquisa realizada no PPGG/UFPB. Este estudo tem como parâmetros: destacar as temáticas das pesquisas; identificar as orientações teórico-metodológicas; as áreas de abrangência geográfica dos estudos e as modalidades de ensino estudadas. Para os estudos das temáticas, realizou-se um recorte transversal dos trabalhos como uma alternativa de classificação, considerando os temas e suas articulações. Para esta apresentação definimos duas colunas, a vertical e a coluna horizontal. Evidente que essa organização reflete o meu olhar sobre as pesquisas. Assim, na coluna horizontal, definimos três temas gerais: A - Livros e materiais didáticos, B - Currículo e políticas educacionais; e C - Práticas docentes e educativas; na coluna vertical, cinco temas, como: 1 - História da Educação e da Geografia Escolar; 2 - Conceitos e temas para o ensino, 3 - Linguagens cartografia escolar e geotecnologias, 4 - Metodologias para o ensino, avaliação e formação de professores, 5 - Inclusão-exclusão: étnico-raciais/gênero/trabalho. Este estudo nos permitiu conhecer o movimento e a trajetória da pesquisa em Educação Geográfica, possibilitando reflexões sobre suas tendências, permitindo traçar futuras políticas para o PPGG/UFPB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.