Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EXTINÇÃO DO CERRADO, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      simultaneamente aos aspectos socioculturais. O professor é um ser formador e, independentemente de\r\n
      sua especialidade, abordar os temas transversais em sala de aula, faz parte da sua atuação docente. Um\r\n
      destes é a educação ambiental, porém muitos profissionais não estão aptos para introduzir esta\r\n
      temática no âmbito escolar. O presente trabalho relata uma experiência vivenciada durante a realização\r\n
      de um jogo no projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação\r\n
      de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a Universidade Federal\r\n
      de Uberlândia (UFU) no sentido de promover ações de formação continuada voltadas aos professores\r\n
      de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e\r\n
      Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de ambas as áreas,\r\n
      sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios professores envolvidos. A\r\n
      atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da Rede\r\n
      Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da secretaria de Educação deste mesmo\r\n
      município. Foi desenvolvido um jogo de cartas evidenciando as características de animais do cerrado\r\n
      brasileiro, onde foi perceptível que os professores conhecem pouco acerca de espécies nativas do\r\n
      cerrado, e que estão despreparados para abordar temas relacionados às questões ambientais com seus\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É de conhecimento geral que, há tempos observa-se uma educação tratada de forma tradicionalista, entretanto a cada dia a sociedade se renova e assim, é necessário que o professor esteja em um processo ininterrupto de formação, que a sua forma de ensinar deve ser modificada simultaneamente aos aspectos socioculturais. O professor é um ser formador e, independentemente de sua especialidade, abordar os temas transversais em sala de aula, faz parte da sua atuação docente. Um destes é a educação ambiental, porém muitos profissionais não estão aptos para introduzir esta temática no âmbito escolar. O presente trabalho relata uma experiência vivenciada durante a realização de um jogo no projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no sentido de promover ações de formação continuada voltadas aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios professores envolvidos. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da secretaria de Educação deste mesmo município. Foi desenvolvido um jogo de cartas evidenciando as características de animais do cerrado brasileiro, onde foi perceptível que os professores conhecem pouco acerca de espécies nativas do cerrado, e que estão despreparados para abordar temas relacionados às questões ambientais com seus alunos, todavia a interação promovida por este estudo foi de grande valia pois os professores contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem.

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