A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações
sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na
afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa
pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar
como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação
Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando
compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o
levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados,
enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e
a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a
importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento
intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos
mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os
momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer
um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da
Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de
ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados
obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as
práticas pedagógicas na Educação Infantil.