UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38762 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 5045 "titulo" => """ UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE\r\n NA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações\r\n sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na\r\n afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa\r\n pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar\r\n como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação\r\n Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando\r\n compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o\r\n levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados,\r\n enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e\r\n a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a\r\n importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento\r\n intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos\r\n mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os\r\n momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer\r\n um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da\r\n Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de\r\n ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados\r\n obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as\r\n práticas pedagógicas na Educação Infantil. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AFETIVIDADE, PRATICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5045_10092017150224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARIA" "autor_email" => "lamari1976@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38762 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 5045 "titulo" => """ UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE\r\n NA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações\r\n sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na\r\n afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa\r\n pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar\r\n como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação\r\n Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando\r\n compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o\r\n levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados,\r\n enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e\r\n a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a\r\n importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento\r\n intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos\r\n mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os\r\n momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer\r\n um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da\r\n Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de\r\n ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados\r\n obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as\r\n práticas pedagógicas na Educação Infantil. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AFETIVIDADE, PRATICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5045_10092017150224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARIA" "autor_email" => "lamari1976@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }