O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído com a melhoria das metodologias de ensino e o rompimento das práticas tradicionais, utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Para que a prática docente seja uma experiência estimulante e prazerosa é indispensável que professores tenham uma formação baseada na relação teoria/prática, de forma que, apresentem domínio dos conhecimentos epistemológicos, específicos da sua área, como também os conhecimentos pedagógicos, permitindo um olhar além de suas perspectivas pessoais e profissionais, ensinando com eficácia e eficiência. O presente trabalho analisa a percepção dos alunos, em relação a inserção dos bolsistas do PIBID, na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes, acerca de como o processo vivenciado no PIBID está possibilitando a eles uma integração com os professores e com os alunos bolsistas, considerando as percepções deles a respeito do desempenho das atividades do PIBID no processo de ensino-aprendizagem realizado na escola. Este estudo será realizado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da escola participante do Programa cuja faixa etária varia dos 12 aos 18 anos. De acordo com os resultados apresentados, percebemos que com a inserção dos alunos bolsistas do PIBID, as aulas se tornaram bastante satisfatórias para os alunos. Diante disso, o interesse nas aulas, de ciências aumentaram, tornando assim, os alunos mais participativos durante as aulas.