As contribuições da experimentação no ensino de Química têm proporcionado muitas discussões e debates no meio acadêmico. Proporcionar acesso ao conhecimento químico relacionando os conteúdos específicos com situações do cotidiano dos alunos tem se mostrado uma alternativa de ensino eficiente e prazerosa. Nessa perspectiva, acadêmicos do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, durante a disciplina de MEQ I, desenvolveu um projeto educativo intitulado “Construindo um Extintor de Incêndio” e aplicou para os alunos do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio (EM) da mesma instituição. A atividade foi executada em abril de 2017, com 21 alunos do EM. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo relatar a atividade, a partir da contextualização do tema extintor, a fim de proporcionar o acesso ao conhecimento químico e verificar a influência dessa atividade no ensino de Química. Primeiramente, os licenciandos realizaram uma aula expositiva e interativa, abordando conceitos introdutórios a respeito do extintor de incêndio, aplicabilidade e sua relação com a química. Em seguida, foi apresentado aos alunos o roteiro do experimento, demostrando qual material utilizado e como proceder à experimentação. A partir disso, os alunos se reunirão em grupos no pátio da instituição, para realizar o experimento. Diante disso, aplicou-se um questionário anteriormente à atividade (pré-teste) e um questionário após a finalização da mesma (pós-teste). Com a execução da atividade confirmou-se que o desenvolvimento de experimentos contextualizados aproximam os alunos da realidade que os cercam, influenciando sua aprendizagem do conteúdo de Química, além de despertar o interesse.