A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária.